$\dfrac{2}{5} \div \dfrac{\style{color:red;}{3}}{\style{color:blue;}{4}} \ \ = \ \ \dfrac{2}{5} . \dfrac{\style{color:blue;}{4}}{\style{color:red;}{3}} \ \ = \ \ \dfrac{2.\style{color:blue;}{4}}{5.\style{color:red;}{3}} \ \ = \ \ \dfrac{8}{15}$
Por que este método funciona? Para responder essa pergunta, primeiro temos que entender algo que está implícito na cabeça das pessoas quando elas pensam em divisão:
Quando as pessoas pensam em divisão elas pensam em simplificar a fração para denominador 1.
Quando perguntamos para alguém quanto é 16 maçãs divididas para 2 pessoas, esta pessoa irá nos responder: 8 maçãs.
Esta pessoa assumiu que nós perguntamos algo que na verdade não perguntamos. Ela assumiu que queremos saber a quantidade de maçãs para cada uma pessoa.
Embora a resposta acima parece meio redundante, ela está correta. Veja que as frações abaixo são equivalentes:
A pessoa simplificou a fração 16/2 para uma fração equivalente de denominador 1.
$\dfrac{8}{1} = \dfrac{16}{2} = \dfrac{32}{4} = \dfrac{64}{8} = \dfrac{128}{16} = \ ...$
Agora vamos utilizar esta pergunta para entender divisão por números menores que 1. Veja o exemplo abaixo:
Resposta: Uma pessoa é formado por três 1/3 de pessoa, então cada
uma pessoa vai receber 15 maçãs.
Entendendo o método de divisão de frações:
Nos exemplos acima de divisão por números menores que 1, os números eram fáceis de calcular, porém, imagine o exemplo abaixo:
Quanto é 2/5 de um terreno dividido para 3/4 de uma pessoa?
Uma resposta válida é: Cada 3/4 de uma pessoa irá receber 2/5 de um terreno. Veja a resposta válida em fração:
$\dfrac{\hspace{1em} \dfrac{2}{5} \hspace{1em} }{\dfrac{3}{4}}$
Agora, vamos fazer a nossa pergunta:
Pergunta: Quanto de um terreno cada uma pessoa vai receber se dividirmos 2/5 de um terreno para cada 3/4 de uma pessoa?
Para chegar no valor de "1" pessoa, vamos primeiro descobrir a quantidade de terreno para 1/4 de pessoa e depois multiplicar por 4.
Se 2/5 do terreno vai para 3/4 de pessoa, então 2/5 do terreno dividido por 3 irá para 1/4 de pessoa. Veja:
2/5 de um terreno:
Vamos dividir cada pedaço em 3 partes:
Agora temos 6 pedaços do total. Dividido por 3, temos 2 pedaços:
Ou seja, 2/15 do terreno vai para 1/4 de pessoa.
Veja que é nessa etapa que se explica o porquê de multiplicarmos o numerador da 2ª fração pelo denominador da 1ª fração.
Agora, multiplicamos por 4 para encontrarmos a quantidade de terreno para 1 pessoa. É nesse etapa que se explica o porquê de multiplicarmos o denominador da 2ª fração pelo numerador da 1ª fração.
2/15 vezes 4 é igual a 8/15:
Veja o cálculo:
$\dfrac{2}{5} \div \dfrac{\style{color:red;}{3}}{\style{color:blue;}{4}} \ \ = \ \ \dfrac{2}{5} . \dfrac{\style{color:blue;}{4}}{\style{color:red;}{3}} \ \ = \ \ \dfrac{2.\style{color:blue;}{4}}{5.\style{color:red;}{3}} \ \ = \ \ \dfrac{8}{15}$
Observe que de fato o que fizemos foi simplesmente encontrar uma fração equivalente de denomidador 1:
$\dfrac{\hspace{1em} \dfrac{2}{5} \ de \ um \ terreno \hspace{1em} }{\dfrac{3}{4} \ de \ uma \ pessoa} = \dfrac{\hspace{1em} \dfrac{8}{15} \ de \ um \ terreno \hspace{1em} }{\dfrac{4}{4} \ de \ uma \ pessoa} = \dfrac{\hspace{1em} \dfrac{8}{15} \ de \ um \ terreno \hspace{1em} }{1 \ inteiro \ de \ uma \ pessoa}$