ent6 Raciocínio Lógico: O significado dos operadores no Raciocínio Lógico não é o mesmo do significado deles no Português 
/ Matérias / Matemática /

Raciocínio Lógico




18

O significado dos operadores no Raciocínio Lógico não é o mesmo do significado deles no Português

Não confunda a definição dos operadores no Raciocínio Lógico com o sentido que eles tem na língua portuguesa. Veja o exemplo abaixo:
Amanhã de manhã eu vou na praia ou no Shopping.
Quem lê a frase acima imagina que a pessoa ou vai na praia ou vai no Shopping, mas não que ela pode ir em ambos. Porém, no Raciocínio Lógico, o significado dessa palavra é outro. No Raciocínio Lógico a palavra ou foi definida que vai ser exatamente como na tabela-verdade abaixo:
Outro caso é o do operador "se... então...". Imagine, como um exemplo, que um amigo seu, que só fez algumas aulas de boxe, faça a seguinte afirmação:
Se eu lutar com o campeão mundial de boxe, então eu ganho a luta.
Imediatamente você pensaria que o que ele disse é ridículo e que não é verdade. Quem ele pensa que é para achar que venceria o campeão mundial?
Porém, se pensarmos o que ele disse através da matéria de Raciocínio Lógico, chegaríamos a uma conclusão nada intuitiva. Vamos usar nossa tabela-verdade do operador "se... então..." para ver qual seria essa conclusão:
Você sabe que o seu amigo nunca lutou com o campeão mundial, logo p = F. Vamos procurar na tabela-verdade onde que p = F. É na 3ª e 4ª linha, não é?
Veja que tanto na 3ª linha quanto na 4ª linha o valor de $p \rightarrow q$ será V. Ou seja, o que seu amigo disse é considerado verdadeiro segundo a ótica do Raciocínio Lógico!
Tentar resolver questões de Raciocínio Lógico apenas lendo o que esta escrito igual lemos uma frase de Português não só irá te fazer errar por causa da complexidade, como irá necessariamente dar errado, pois as definições das palavras são simplesmente diferentes.




18 de 33







desenvolvido por


Copyright © 2023 Central Exatas
Todos os direitos reservados.